Vigilância Ambiental Recolhe Morcegos Infectados com Raiva em Brasília

0 0

Animais mortos foram recolhidos pela Vigilância Ambiental. Segundo a Secretaria de Saúde, não há risco direto de contaminação para seres humanos ou outros animais.

Dois morcegos infectados com raiva foram encontrados em um jardim na Octogonal, em Brasília. Os animais mortos foram recolhidos pela Vigilância Ambiental nos dias 3 e 10 deste mês.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) assegurou que não há motivo para preocupação nem risco direto de contaminação para seres humanos ou outros animais, pois essa espécie de morcego se alimenta exclusivamente de folhas, frutas e insetos.

A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses recomenda não tentar manipular ou matar morcegos, orientando que a vigilância ambiental seja acionada para o recolhimento seguro dos animais.

“A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses realiza, ao longo do ano, o recolhimento de morcegos mortos ou caídos para acompanhamento epidemiológico. É importante lembrar que a raiva entre animais é prevenível por meio da vacinação”, afirmou a SES-DF.

A administração da Octogonal informou que recebeu pedidos da população para podar árvores na região e encaminhou essas solicitações ao órgão competente do governo do DF. Também destacou que, desde o início do ano, realizou diversas campanhas de vacinação contra a raiva.

“Esses animais não atacam seres humanos ou outros animais em busca de alimento. A descoberta de morcegos contaminados com raiva não é motivo para pânico”, esclareceu o biólogo Carlos Bomtempo.

A SES-DF também disponibiliza profilaxia pós-exposição para pessoas que tenham sofrido acidentes com animais, conforme avaliação das equipes de saúde, para evitar o desenvolvimento da doença. Em caso de acidente, a orientação é buscar a unidade de saúde mais próxima.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *